quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cristelos conquista Supertaça


No jogo que abriu a temporada 2013/14 da AFALousada, o Cristelos conquistou a Supertaça ao derrotar o Nevogilde por 4-1. Apesar de ter sido um desafio de início de época, ambas as equipas praticaram um futebol interessante e proporcionaram um bom espetáculo aos muitos adeptos que se deslocaram ao Municipal de Lousada.
À equipa de Emanuel Moura valeu o facto de ter marcado em momentos cruciais da partida e ter contado com uma tarde desastrada do guardião Telmo.
A jogar num tapete verde de excelente qualidade, os jogadores tiveram oportunidade de explanar os seus atributos e no início de jogo, embora sem grandes oportunidades, percebeu-se que nenhuma das equipas iria jogar à defesa. O primeiro lance de perigo pertenceu à formação do Nevogilde: Simão surgiu isolado perante o guarda-redes Miguel, mas depois de o contornar faltaram-lhe as forças para rematar com êxito. A bola ainda sobrou para Mendes e na altura que se preparava para fuzilar as redes, Miguel recuperou a posição e, com o pé, desviou para canto.
O ritmo continuou elevado, com o Cristelos a tentar solicitar a velocidade de Pinto e Tiago Soares, enquanto o Nevogilde atacava com um futebol mais apoiado. Aos 35 minutos, o Cristelos chegou à vantagem, numa jogada iniciada em Jorge Nabiça que levou à linha final e cruzou para a pequena área. Telmo ainda conseguiu evitar o desvio de Pinto, mas na recarga Pêla encontrou o caminho para a baliza.
O golo desorientou momentaneamente a equipa do Nevogilde e, três minutos depois, Pinto voltou a escapar à marcação de Campos que posteriormente conseguiu recuperar e desarmar o avançado. E, quando já se esperava pelo apito para o intervalo, Tiago Soares ganhou um ressalto no meio-campo e progrediu sem oposição e à entrada da área desferiu um remate cruzado sem hipótese de defesa para Telmo.
Logo após o reatamento, o treinador do Nevogilde arriscou tudo e trocou o central Campos, pelo avançado Messi, passando a jogar só com três defesas. Uma audácia que deu frutos, pois a equipa começou por dominar as incidências. Logo aos 48 minutos, Tinaia efetuou um passe de rutura a solicitar a entrada de Simão, valendo a atenção de Miguel que saiu da área para desviar, com os pés, pela linha lateral, evitando que o avançado se isolasse. Aos 64 minutos, Simão ficou a centímetros do golo, ao cabecear ligeiramente por cima da barra, após um pontapé de canto. Face à pressão do adversário e com uma vantagem relativamente confortável, o treinador do Cristelos optou por refrescar o seu setor mais recuado. Ainda assim, o Nevogilde conseguiu reduzir a desvantagem. Nino com um passe longo, colocou o esférico na área, onde surgiu Messi a antecipar-se a Filipe e com um pequeno toque atirou a contar.
Se por um lado o golo galvanizou a equipa do Nevogilde, também alertou a turma do Cristelos que teve de arriscar mais, pois mais um golo deitaria por terra a vantagem alcançada no primeiro tempo.
No entanto, Telmo que já havia cometido uma série de erros, voltou a comprometer ao largar uma bola aparentemente fácil de agarrar e a cerca de 25 metros da baliza, Tiaguinho com um remate colocado dilatou a vantagem para 3-1, num golo que praticamente selou o triunfo dos verde e branco. Antes deste lance Tiaguinho já havia atirado às malhas laterais, em mais um erro do guarda-redes do Nevogilde.
No último lance do jogo, Pinto, após um pontapé de canto, apareceu no coração da área a desferir um potente cabeceamento. Keia ainda tentou, em cima da linha, evitar o golo, mas apenas se limitou a confirmar o mesmo.
O triunfo do Cristelos não merece contestação, mas foi conseguido por números exagerados, tendo em conta a excelente réplica oferecida pelo Nevogilde.
Diogo Neto (Cristelos) e Mendes (Nevogilde) estrearam-se pelas respetivas equipas em jogos oficiais


Emanuel Moura

"Os jogadores foram os obreiros desta vitória. Não esquecer os adeptos e simpatizantes do Cristelos que também nos ajudaram e dar os parabéns ao Nevogilde pela forma digna e ordeira como se comportaram no jogo e valorizaram em muito a nossa vitória. A importância do triunfo significa que os jogadores extravasaram para o jogo aquilo que temos vindo a fazer neste mês de setembro. A ansiedade de certa forma tomou conta dos jogadores, porque o Cristelos não está habituado a disputar tão cedo uma competição com esta importância. O golo do Nevogilde foi a pedra-de-toque que estávamos a precisar para voltar ao jogo. Ao intervalo fiz valer aos meus jogadores que era preciso entrar mais concentrados, mas não entramos tão bem como na primeira. O Nevogilde criou alguma superioridade e de uma forma mais ou menos natural conseguiu um golo. Depois disso voltamos ao jogo marcamos mais dois golos e terminamos de uma forma tranquila".

Hélder Andrade

"O resultado é extremamente pesado. Não é inteiramente justo, não só pela nossa segunda parte, mas em todo o jogo que na minha opinião foi equilibrado. Acabou por ganhar o Cristelos, mas com influência direta do árbitro que errou em lances cruciais que podiam fazer com que o jogo se desenrolasse de outra forma. O primeiro golo do Cristelos é em fora de jogo, depois há uma agressão ao nosso jogador e ainda um segundo amarelo ao Pedro Rodrigues. No entanto fiquei satisfeito com a exibição dos meus jogadores que deram o máximo e lutaram até ao fim e só tenho de dar-lhes os parabéns".

O melhor em campo 

Pedro Bessa (Nevogilde) e Tiago Soares (Cristelos) estiveram em destaque

Tiago Soares - O jovem avançado do Cristelos foi eleito o melhor jogador em campo, prémio atribuído pelos jornalistas presentes. A distinção recompensou, sobretudo, a exibição abnegada do atleta que revelou uma frescura física assinalável durante os 93 minutos em que esteve em campo. Para além disso foi o autor do segundo golo, provavelmente o mais crucial, pois foi alcançado em cima do intervalo e dessa forma fez com que a equipa enfrentasse a segunda parte com outra estratégia e maior tranquilidade.
Na calha para receber este prémio esteve o defesa central do Nevogilde Pedro Bessa. Qualidade impressionante de um jovem que nunca perdeu uma disputa de bola e efetuou diversos cortes providenciais. Em toda a etapa complementar atuou sozinho no centro da defesa e quando pressionado pelos avançados nunca jogou mal ou atirou a bola para fora, saindo sempre com ela controlada.

Ficha técnica
Estádio Municipal de Lousada. Cartão amarelo: Campos (11'), Telmo (35'), Pedro Rodrigues (41'), Zé Carlos (74'), Messi (84') e Filipe (84').
CRISTELOS: Miguel, Tiago Leite, Diogo Neto (Filipe-56'), Dany, Cebola (Carlos Garcês-68'), Costinha, Pedro Rodrigues (Tiaguinho-68'), Pêla (Reis-90+3'), Tiago Soares (Barata-90+3'), Jorge Nabiça e Pinto. Treinador: Emanuel Moura.
NEVOGILDE: Telmo, Nino, Campos (Messi-52'), Pedro Bessa, Keia, Leandro, Rasteiro, Zé Carlos (Daniel-89'), Tinaia, Mendes (Ricardo-61') e Simão (Joel-89'). Treinador: Hélder Andrade.
Ao intervalo: 2-0. Marcadores: Pêla (35'), Tiago Soares (45'), Messi (71'), Tiaguinho (85') e Pinto (90+4').

Sem comentários:

Enviar um comentário