quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dois anos depois Lustosa volta a ter futebol


A Associação Desportiva de Lustosa é a mais jovem coletividade do concelho de Lousada (fundada em fevereiro deste ano) e nasce precisamente para participar no campeonato de futebol amador da AFALousada e assim reimplantar uma modalidade com forte tradição na freguesia, como confidenciou o presidente José Ribeiro.
"Para mim era uma tristeza passar aqui e ver estas instalações paradas. Foi essencialmente isso que me levou a aceitar assumir a presidência", disse José Ribeiro que iniciou funções como vice-presidente em fevereiro, mas que agora assume a liderança diretiva.
Apesar da sua juventude a associação não deverá ser encarada como uma "novata" nestas andanças, pois renasce das cinzas do CCR de Lustosa, emblema onde o atual presidente chegou a jogar futebol (1982), exerceu ainda as funções de massagista, roupeiro e integrou anteriores direções. Essa associação (fundada em junho de 1978) tem um longo historial nos campeonatos distritais (amadores) da AF Porto e foi no início do novo milénio que alcançou os seus melhores resultados: em 2000/01 ascende da 2.ª à 1.ª divisão de amadores e em 2002/03 consegue nova subida, desta vez à divisão de honra. Mas, depois de mais de três décadas a competir sempre na AFP, a equipa sénior abandona a competição a meio da temporada 2010/11, ficando apenas em exercício as camadas jovens. 
Dois anos depois e da vontade de um grupo de pessoas a AD de Lustosa a quem José Ribeiro fez questão de agradecer: "queria deixar uma palavra de apreço a todos os membros da direção que têm sido incansáveis no trabalho realizado para levar para a frente este projeto".
A comandar a equipa técnica estará um jovem da terra. Adelino Moreira, professor de educação física, aceitou o convite dos conterrâneos para construir uma equipa capaz de revitalizar o futebol na freguesia. "O primeiro objetivo passa por criar um grupo competitivo, acima de tudo de homens. Os resultados acabarão por aparecer com a qualidade do trabalho", disse o treinador que já orientou os juniores do Lousada quando estes participaram pela primeira vez nos campeonatos nacionais.
Adelino Moreira não assume qualquer candidatura ao título, mas promete muito trabalho e anuncia dificuldades para aos seus adversários: "Neste primeiro ano não temos um objetivo específico em termos de resultados a alcançar, mas vamos tentar ombrear com as melhores equipas. O nosso grupo está ciente do que vale e do que pode fazer. Ainda não somos uma equipa, mas sim um conjunto de jogadores e como tal será prematuro estar a traçar metas".
A estreia do Lustosa nas provas da AFLousada vai ter lugar este domingo no campo do Nogueira.

PLANTEL: Filipe (ex-S. Martinho), Dany (ex-Lousada), Jorge Monteiro (ex-Paços Ferreira), Ricardo (ex-Lousada), Vitinha (ex-St.ª Eulália), Zé Mário (ex-St.º Estêvão), Jorginho, Adelino, Makenga (todos ex-Figueiró), Micael, Pedro Neto, Nuno, Bruno, Amadeu, Pacheco e Luís Filipe (todos ex-Raimonda), Albano, Ferreira, Rui, Diogo e Firmino (sem clube no último ano). Treinador: Adelino Moreira. Adjunto: Kikas, Preparador-físico: Diogo Costa. Treinador de guarda-redes: Paulo Rato. Presidente: José Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário