quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Erros que custam pontos - Nevogilde empata na estreia das provas da FFPN

Nevogilde esteve duas vezes em vantagem, mas teve de contentar-se com a divisão de pontos

Foi com um plantel bastante desfalcado que o Nevogilde se apresentou no jogo de estreia na Taça dos Campeões da FFPN e não foi além de um empate (2-2) na receção ao Dragões Valboenses. Mesmo sem vários dos titulares e com poucas opções no banco, o Nevogilde foi claramente superior em todo o encontro, mas erros defensivos e uma exibição portentosa do guardião visitante impediram o triunfo dos lousadenses.
O primeiro sinal de perigo foi dado por Tinaia na conversão de um pontapé de canto direto. O guarda-redes falhou a interceção, valendo um companheiro da defesa a evitar o golo em cima da linha final. Aos 18 minutos, Tinaia e Nino combinaram no corredor direito entraram na área e serviram Daniel que só com o guardião pela frente atirou a rasar a barra, numa das maiores perdidas do encontro.
Os valboenses só em lançamentos em profundidade lograram chegar às imediações da baliza adversária e mesmo assim sem criar grandes lances de perigo. Por sua vez os locais continuaram a dominar, mas só aos 38 minutos voltaram a ameaçar as redes à guarda de André que esteve absolutamente imperial ao negar o golo em dose tripla. Primeiro foi Nino que rompeu pela área e desferiu um potente remate para grande defesa de André, que voltou a parar a recarga de Tinaia e ainda se conseguiu levantar para se opor a mais um pontapé fulminante, agora a sair dos pés de Simão.
E, foi mesmo em cima do apito para o descanso que Keia, a cerca de 30 metros da baliza, encheu o pé e desferiu um potente remate na direção da baliza. André bem se estirou, mas a bola entrou junto ao poste mais distante. O Nevogilde justificava assim a superioridade exercida nos primeiros 45 minutos.
Para a segunda metade os da casa entraram algo desconcentrados e aos 54 minutos, Vítor Bruno perdeu a bola no centro do terreno e originou um contra-ataque dos visitantes. A bola rapidamente chegou à área, onde Puskas não teve dificuldade para bater Paulinho. No minuto seguinte, em mais uma desconcentração da defesa da casa, os "dragões" estiveram perto de se colocar na frente do marcador, mas a bola foi devolvida pelo ferro da baliza.
Passada esta reação inicial dos forasteiros, os lousadenses voltaram a assumir o controlo do jogo e aos 69 minutos passaram novamente para a liderança do marcador. Tinaia tentou desmarcar-se para receber um passe longo, o defesa intercetou a bola, mas chutou-a contra o rival, sobrando a mesma para Daniel e este, de primeira, cruzou rasteiro para a entrada de Simão que se limitou a empurrar para o fundo das redes.
O Nevogilde "tinha o pássaro na mão", mas aos 77 minutos, Paulinho deixou-o escapar ao não agarrar uma bola fácil, oferta que Puskas aproveitou para bisar no jogo e restabelecer de novo a igualdade.
Nos derradeiros minutos sobressaiu a classe e inconformismo de Tinaia que deixou os defesas da casa em alvoroço com os seus constantes dribles e criou várias ocasiões para o Nevogilde somar os três pontos, a melhor das quais aconteceu já nos descontos. O avançado rompeu pela área e com um remate que lhe é característico tentou colocar a bola junto ao ângulo, mas André negou-lhe o golo com a defesa da tarde. Assim que soou o apito final, os dirigentes do clube visitante precipitaram-se a dar os parabéns ao seu guardião, claramente o melhor em campo.
Keia inaugurou o marcador com um remate fulminante

Cristelos perde em Espinho

O Cristelos fez a sua estreia fora de portas, mais precisamente em Espinho frente ao Rio Largo, equipa que há duas temporadas conquistou a Supertaça da FFPN, num jogo realizado no Complexo Desportivo de Lousada.
Apesar do estatuto do adversário, Emanuel Moura, treinador do Cristelos optou por fazer alinhar alguns dos jogadores menos utilizados e foi com naturalidade que a formação de Espinho dominou nos primeiros 45 minutos, período em que chegou ao golo, na sequência de um pontapé de canto.
Para a segunda parte entraram Ivo, Jorge Castro e Cebola e o Cristelos passou a atacar com mais consistência e criou várias ocasiões de golo. Por sua vez os homens da casa apostaram no contra-ataque e até dispuseram das melhores oportunidades. Mas, mesmo em cima do apito final o Cristelos poderia ter pontuado não fosse o remate de Ivo ter sido devolvido pelo poste.

Taça Federação

Só o Aveleda ganhou

Aveleda foi a única equipa de Lousada que triunfou nesta ronda inaugural da fase de grupos das provas da FFPN. A jogar em casa frente aos vila-condenses do ARCOS, os aveledenses até entraram praticamente a perder no jogo. Logo aos 2 minutos, Luís chegou atrasado à interceção de um cruzamento para a sua área e o avançado visitante aproveitou para abrir o marcador. O Aveleda acusou o golo madrugador e os forasteiros tiveram algum ascendente e, em lances de bola parada, foram criando situações de perigo.
Refeitos do percalço inicial, os jogadores do Aveleda assumiram as despesas do jogo e só não chegaram à igualdade antes do intervalo por mera infelicidade. Primeiro foi um defesa a negar o golo em cima da linha final, na sequência de um pontapé de canto e ao minuto 45 foi Luís, de livre direto, a levar a bola a embater na barra.
O empate acabou por chegar nos instantes iniciais da segunda parte. Após um pontapé de canto, Sequeira cabeceou ao primeiro poste e o guardião não conseguiu evitar que a bola transpusesse a linha de golo, num lance em que não ficou isento de culpas. A partir deste momento o Aveleda passou a praticar um futebol atrativo e remeteu o adversário para o seu meio-campo que continuava a apostar nas bolas paradas para levar o perigo à baliza de Luís.
E, foi à entrada para os derradeiros 10 minutos que os locais chegaram ao golo do triunfo, numa fantástica jogada de Luís que assistiu na perfeição Fábio Sousa que cabeceou para o fundo das redes. Até ao final o Aveleda ainda poderia ter dilatado a vantagem.
A estreia absoluta do Esperanças do Cabo nas competições da FFPN poderá ser considerada positiva, depois do empate (2-2) no terreno dos poveiros do Argivai. Aliás, o bom desempenho do Esperanças do Cabo até justificava outro desfecho. Os homens da casa foram os primeiros a marcar, mas João Moreira à passagem da meia-hora empatou. Na segunda parte Marcelo ainda operou a reviravolta e colocou os magnetenses na frente do marcador, mas os da casa conseguiram empatar.
Com um início de época aquém do que tem sido norma neste emblema (ainda não ganhou qualquer jogo), o Figueiras também se deslocou à Póvoa de Varzim e foi goleado (3-0) pelo Amorim.

Resultados

Taça dos Campeões
Grupo A
Rio Largo (Espinho) - Cristelos (Lousada)    1-0
Areias (St. Tirso) - Averomar (P. Varzim)    0-1
Gião (V. Conde) - Valinha (Guimarães)    1-0
Grupo B
Nevogilde (Lousada) - Dragões Valboenses (Gondomar)    2-2
L. Bairristas (Espinho) - Valpedre (Penafiel)    2-1
S. Mamede (St. Tirso) - Figueiró (P. Ferreira)    5-0
Grupo C
Freamunde (P. Ferreira) - S. Vicente Irivo (Penafiel)    1-1
Quinchães (Fafe) - Bagunte (V. Conde)    0-1
Folgou    Lagares (Felgueiras)
Grupo D
Aguçadoura (P. Varzim) - Macieira (V. Conde)    1-0
Montesinhos (Guimarães) - Torrados (Felgueiras)    2-0
Folgou    Fareja (Fafe)

Taça Federação
Grupo A
Aveleda (Lousada) x Arcos (V. Conde)    2-1
Stª Cristina (Fafe) - Santiago (Guimarães)    3-2
Folgou    Guimarei (St. Tirso)
Grupo B
Vila Chã (V. Conde) - Laúndos (P. Varzim)    2-0
S. Vic. Pinheiro (Penafiel) - Água Longa (St. Tirso)    2-0
S. Clemente (Fafe) - Pinheiro (Guimarães)    2-2
Grupo C
Santiago Pinheiro (Felgueiras) - Abação (Guimarães)    3-0
Retorta (V. Conde) - Serafão (Fafe)    1-1
Portela Monte (Penafiel) - Juv. Outeiros (Espinho)    2-2
Grupo D
Estela (P. Varzim) - Águias Quinta (Espinho)    2-0
Regilde (Felgueiras) - Gondomar (Gondomar)    2-2
Tougues (V. Conde) - Marinhão (Fafe)    2-1
Grupo E
Infias (Guimarães) - Mourinhense (St. Tirso)    3-0
Argivai (P. Varzim) - Esperança Cabo (Lousada)    2-2
Varziela (Felgueiras) - Juv. Portelinha (Gondomar)    2-1
Grupo F
Rebordões (St. Tirso) - Leões Seroa (P. Ferreira)    4-1
Tagilde (Guimarães) - Refontoura (Felgueiras)    0-0
Amorim (P. Varzim) - Águias Figueiras (Lousada)    3-0

Sem comentários:

Enviar um comentário