sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ralicrosse - Miguel Moura regressou para vencer

Dois pilotos lousadenses acabaram por hipotecar a conquista dos respetivos títulos


A caravana chegou a Lousada já com três dos oito títulos atribuídos (Supercars, Super 2000 e Super Iniciação), mas havia muitos outros motivos de interesse, nomeadamente dos dois pilotos lousadenses, Celso Moura e Hélder Ribeiro, que ainda tinham hipótese de conquistar o campeonato.
Na classe "Rainha", a dos Supercars, Pedro Matos veio a Lousada já com o título ganho, mas ficou-se pelas verificações técnicas já que o turbo do motor do Citröen Xsara não quis colaborar. Foi um fim-de-semana azarado para a família Matos, pois a irmã do tricampeão também se deparou com problemas no motor do Mitsubishi.

Assim, a disputa ficou reservada a cinco pilotos, entre eles o estreante José Blanco e o regressado Miguel Moura. O espanhol este ano competiu nos Super 2000, mas com o título já entregue nesta classe, adquiriu o Mitsubishi que era de Carlos Silva e fez a sua estreia na classe "Rainha". E esta até poderia ser uma entrada com o "pé direito" não fosse Blanco contar com a concorrência do lousadense Miguel Moura, que sete anos depois voltou a alinhar com o "velhinho" Ford Escort. Blanco até começou bem, ganhando duas das mangas de qualificação que lhe valeram a pole-position e um bom arranque deixou-o na frente da corrida final. No entanto, Blanco foi o primeiro a entrar na joker-lap e Miguel Moura ascendeu à liderança, embora sofrendo forte pressão do espanhol que deitou tudo a perder na penúltima volta. Quando seguia na traseira do lousadense, e este se preparava para fazer a passagem obrigatória no percurso alternativo, fez um peão à saída da curva que antecede a meta, e deixou o caminho aberto para Miguel Moura ganhar. Na derradeira volta o lousadense ainda sofreu forte pressão do Xsara de José Pereira, mas com uma condução isenta de erros levou o "velhinho Escort" a cortar a meta em 1.º lugar, numa das maiores ovações da tarde. O terceiro lugar foi para Pedro Silva, no Subaru Impreza da AMOB Racing, equipa que colocou dois pilotos no pódio. José Blanco caiu para o 4.º lugar e Carlos Fernandes debateu-se com problemas no Toyota Celica e ficou a uma volta dos rivais.

Hélder Ribeiro fora da luta


Se Miguel Moura apenas fez uma "perninha" nesta jornada, pois não entrava nas contas do campeonato, já o também lousadense Hélder Ribeiro tinha aspirações de lutar pelo título na Taça Super 2000 - Classe A (subdivisão dos Super 2000, reservado aos carros até 1.600cc).
Hélder Ribeiro, com um pequeno Citröen AX GTi (1.400cc) tem feito os impossíveis e chegou a esta jornada ainda com esperanças de levar a melhor sobre os rivais Pedro Alves e Bruno Lima, ambos aos comandos dos mais potentes Saxos 1.600cc. Mas, para isso teria de contar com os azares dos seus adversários, o que não veio a acontecer. Pedro Alves venceu duas das mangas de qualificação, enquanto Bruno Lima venceu a outra.
Com o título à geral já atribuído a Rui Sirgado, a final iniciou-se com o piloto da Peugeot 306 a assumir a liderança logo seguido de Pedro Ribeiro, em Saxo Kit Car. Estes dois, com carros mais competitivos, revelaram um andamento diferente dos restantes e distanciaram-se na frente, com o piloto da Sirgado&Sirgado a fazer o pleno (venceu todas as corridas do ano). Mais atrás e depois da confusão instalada no final da reta da meta, Hélder Ribeiro e Pedro Alves lutavam pelo último lugar do pódio e primeiro da classe. Mas, quem viria a tirar vantagem da estratégia na passagem pela joker-lap foi Bruno Lima (fê-lo logo na 1.ª volta) que assumiu a liderança depois dos rivais terem passado pelo percurso obrigatório. Hélder Ribeiro imprimiu um ritmo alucinante, mas o desgaste nos pneus traseiros fê-lo andar mais de lado do que para a frente, perdendo demasiado tempo, embora ainda tenha "pisado os calcanhares" a Bruno Lima.
Com este resultado o lousadense ficou definitivamente arredado da luta pelo título, que será discutido entre Pedro Alves e Bruno Lima. Os pilotos partem para a derradeira jornada em Mação com 244 pontos (Alves) e 228 (Lima). Mas, subtraídos os dois piores resultados de ambos, a diferença é reduzida para apenas a 1 ponto (191-190), pelo que Mação será decisivo.

Meia polegada trama Celso Moura


Inglório, ingrato e até injusto, assim se pode definir o fim-de-semana do lousadense Celso Moura. Com aspirações legítimas de chegar à liderança no Super Nacional, Celso Moura entrou apostado em ganhar pontos a Hélder Miranda e desde logo as coisas começaram a correr bem. 
Numa das mais animadas finais, Celso Moura e Hélder Miranda fazem a primeira curva lado a lado, chegando mesmo a tocarem-se ligeiramente, mas o lousadense entrou por dentro e fez valer essa posição na segunda curva, para ficar na frente da corrida. Os dois digladiaram-se numa luta intensa pela liderança mas Celso Moura, no Peugeot 205, nunca ganhou vantagem confortável para cumprir a passagem pela joker-lap, optando por fazê-lo na derradeira volta, tal como o rival do Seat Ibiza, o que foi suficiente para conquistar a vitória e mais uma explosão de alegria nas bancadas.
Contudo, nas verificações técnicas e após um recurso de Hélder Miranda, o Colégio de Comissários detetou uma irregularidade na medida dos pneus do Peugeot 205, que tinham mais meia polegada do que o permitido. Celso Moura acabou por ser desclassificado, no incumprimento de uma regra da qual até não tirou vantagem (antes pelo contrário) pois correu com pneu mais largo em piso molhado. Face a esta conjuntura, Celso Moura acabou por entregar de bandeja o cetro a Hélder Miranda.  
A mais de 20 segundos terminou José Fábrica, em Peugeot 205 e a outros 20 segundos ficou Rui Ralha, em Hyundai Getz, que acabaram por subir um lugar na classificação, face à exclusão do lousadense.

Videira foi Uno e senhor


No Troféu Challenge 1000, reservado aos Fiat Uno João Videira partia com grande vantagem para Tiago Seguro e ao vencer a corrida (apesar das duas vitórias de Seguro nas mangas de qualificação) saiu de Lousada já como virtual campeão. Carlos Pereira até andou sempre à frente dos outros dois, mas na derradeira volta teve de passar pela joker-lap e caiu para o 3.º lugar.
No Troféu Super Iniciação, Hugo Lopes venceu todas as provas até então realizadas e já com o título de campeão apresentou-se em Lousada para fazer a estreia nos Super 2000, deixando hipótese aos outros jovens para triunfar numa das rondas. E, essa vitória acabou por sorrir a Hugo Leite, seguido de José Rodrigues e André Carvalho.
No Crosscar, Pedro Rosário assumiu desde logo a liderança, mas um ligeiro peão na penúltima volta quase o fez perder a corrida para Nuno Bastos que exerceu sempre forte pressão ao líder. Já a alguma distância terminaram José Mota e Paulo Ferreira, enquanto José Pinheiro e Luís Almeida ficaram, literalmente, com os bólides enganchados logo na primeira curva e terminaram por aí a sua corrida. Pedro Rosário deu um passo importante para a conquista do título, mas esta é uma das duas categorias onde o campeão só será encontrado em Mação, nos próximos dias 26 e 27.

Classificações

Super Car
1º Miguel Moura - Ford Escort Cosworth, 7 voltas em 5m34,675s
2º AMOB Racing/José Pereira - Citroën Xsara, a 0,628s
3º Amob Racing/Pedro Silva - Subaru Impreza, a 13,330s
4º Esc. Ordemots/José Blanco - Mitsubishi Lancer EVO 6, a 20,841s
5º Carlos Fernandes - Toyota Celica, a 1v
6º Ana Matos - Mitsubishi Lancer EVO 6, n/part final
7º Pedro Matos - Citroën Xsara

Super 2000
1º Rui Sirgado - Peugeot 306, 7 voltas em 5m19,014s
2º Olavo Ribeiro/Pedro Ribeiro - Citroën Saxo Kit-car, a 4,457s
3º Bruno Lima - Citroën Saxo, a 18,678s
4º Hélder Ribeiro - Citroën AX GTi, a 21,479s
5º Pedro Alves - Citroën Saxo, a 22,448s
6º João Oliveira - Peugeot 206 GTI, a 44,527s
7º José Polónio - Citroën ZX, a 1v
8º Ricardo Costa - Renault Megane, a 7v
9º Hugo Lopes    - Peugeot 106, N/part final
10º Nuno Ralha - Renault Clio, N/part final

Super Nacional
1º Hélder Miranda - Seat Ibiza, 7 voltas em 5m28,639s
2º José Fábrica - Peugeot 205 - a 24,846s
3º Rui Ralha . - Hyundai Getz, a 43,023s
4º Nuno Silva - BMW 325i, a 1v
5º Paulo Castro - BMW 325, a 1
6º António Alves - BMW M3, a 7v
7º Miguel Nunes - Peugeot 306 s16, N/part Final
8º Cláudia Sousa - Peugeot 205, N/part Final
9º Júlio Bastos - BMW M3, N/part Final
--  Celso Moura - Peugeot 205, excluído

Super Iniciação
1º Gonçalo Leite  - Toyota Starlet, 5 voltas em 4m12,942s
2º José Eduardo Rodrigues - Toyota Starlet, a 0,905s
3º André Carvalho – Toyota Corolla, a 4,977s

Campeonato de Portugal de Crosscar
1º Pedro Rosário - Semog Bravo ER, 7 voltas em 5m14,932s
2º Nuno Bastos - ASK, a 1,099s
3º José Mota - Semog Bravo, a 15,745s
4º Paulo Ferreira - Semog SKC, a 18,862s
5º José Carlos Pinheiro - Semog Bravo, a 7v
6º Luís Almeida - Semog KC, a 7v

Super Challenge 1000
1º João Videira - Fiat Uno, 5 voltas em 4m34,780
2º Tiago Seguro - Fiat Uno, a 0,687
3º Carlos Pereira - Fiat Uno, a 2,273s
















1 comentário:

  1. Parabéns João Videira. Foste um grande vencedor. Estou e estarei sempre a apoiar-te. beijinhos e acredita sempre em ti.

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